(n.m) por favor não me façam trote universitário amem
Debate sobre a cultura do trote universitário
Enviada em: 20/10/2023
Do sonho ao pesadelo; (Vírgula) o trote universitário é a agressão de novos alunos pelos seus veteranos. O dito como um rito de passagem, os estudantes recém-matriculados são coagidos a situações de violência física e psicológica, gerando sequelas irreparáveis na vida acadêmica das vítimas. Sendo naturalizado no ambiente universitário, a negligência da gestão escolar e a impunidade dos responsáveis são os maiores agravadores do problema. (Formulou a tese)
Primeiramente, cabe se questionar onde estão as autoridades durante a realização desses trotes. É senso comum que a escola é responsável pela formação crítica e social dos indivíduos, como várias vezes é abordado pelo educador Paulo Freire em seus livros. O descaso do corpo docente universitário ao permitir que seus calouros enfrentem situações desumanas dentro do ambiente escolar é imenso e, indubitavelmente, deveras prejudicial a formação social dos alunos, causando danos profundos em seu psicológico e comprometendo a vida tanto acadêmica quanto pessoal das vítimas (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, é abominável que o trote universitário permaneça acontecendo nas instituições de ensino superior.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a problemática se agrava por não haver a criminalização e penalidades efetivas para os responsáveis pelo trote. A ativista e deputada federal Érika Hilton aponta que a liberdade de expressão acaba quando esbarra no direito do outro, isto é, a expressão que desmoraliza e desumaniza a vida do próximo é crime, não liberdade. Analogamente, os alunos que realizam humilhações e que ferem os direitos de humanidade dos outros alunos são criminosos. Por isso, não haver ainda uma lei em vigor que condene essas atividades criminosas é um erro a ser corrigido no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o trote universitário é uma prática de violência no campo estudantil que precisa ser proibida. É importante que a gestão escolar e seu corpo docente realizem a fiscalização dos ritos de iniciação dos cursos, propondo atividades lúdicas de inclusão e acolhimento dos calouros a fim de impedir que a prática se perpetue. É necessário, principalmente, a criminalização e proibição total do trote em todas as instituições de ensino e adoção de medidas de punição para quem descumpra. Só assim para garantir o sonho da graduação para os novos estudantes. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
