AL - debate sobre a cultura do trote universitário
Debate sobre a cultura do trote universitário
Enviada em: 10/10/2023
Na obra ''Ensaio sobre a cegueira'', José Saramago retrata a invisibilidade de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, que os impasses em relação a atos de trotes universitários se mostra uma crescente, o qual é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo autor (Melhore a construção de sentido). Com isso, emerge um problema sério, em virtude da impunidade e da omissão estatal. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Formulou a tese)
Sob essa lógica, ressalta-se de início a ausência de punição como um dos fatores desse problema. Segundo o jornalista Carlos Lacerda afirma que "a impunidade gera a audácia dos maus". De fato a  há uma grande necessidade de punição a esses agressores (Vírgula) porém muitas das vezes as instituições educacionais chegam a executá-las de maneira incoerente com o caso ocorrido (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim urge que as universidades implementarem cabíveis penalidades aos que ainda propagam a cultura do trote em ambiente universitário.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a negligência governamental. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições Zumbis, do sociólogo Bauman, que descreve que algumas instituições, como o Estado (Vírgula) por mais que existirem, perderam sua função social. Sob essa ótica  (Vírgula) devido à baixa atuação das autoridades, os crimes que se associam a esses trotes são propensos a continuar pois o poder estatal não executa com eficácia seu papel perante a situação. Nessa perspectiva, para completa refutação da teoria do estudioso polonês, e mudança dessa realidade, faz-se indispensável intervenção estatal.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso as instituições de ensino  devem realizar palestras com psicólogos, educadores e alunos, afim  a fim de reverter esse cenário. Tal ação, ainda, pode conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, cabe às universidades usufruírem do poder atribuindo as devidas punições aos agressores. Dessa maneira será possível superar a cegueira social do romance se Saramago. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exerciitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
