“Pica Pau” e como o garimpo ilegal prejudica a nós mesmos
Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia
Enviada em: 20/09/2023
No episódio “O garimpeiro garimpado” (Vírgula) do desenho animado “Pica-pau”, o protagonista se envolve em uma confusão humorada ao tentar recuperar seu saco de almoço, que foi furtado por Daniel Pilantra ao acreditar que era um saco de ouro. Semelhante a realidade, é notório que o garimpo é uma atividade econômica bastante lucrativa. Entretanto, não podemos ignorar as consequências negativas que o garimpo ilegal pode causar em nosso planeta, nos prejudicando economicamente e ambientalmente.
Em primeiro plano, devemos evidenciar como essa atividade ilegal pode afetar-nos ambientalmente. Segundo Sartre, “O homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz”. Em uma alusão, podemos comparar a responsabilidade que o filósofo evidencia à prática do garimpo ilegal, onde somos responsáveis pela degradação e contaminação da natureza. Ao necessitarmos da matéria prima, nos isentamos da culpa e não temos consciência de que a prática afeta tanto as comunidades locais quanto a nós mesmos. Segundo a Fiocruz, com o aumento das áreas indígenas para garimpo em Roraima entre 2016 e 2020, os casos de Malária nas terras aumentaram em 62%, evidenciando consequências causadas na saúde pública do Brasil. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante afirmar também que o garimpo ilegal não trás  traz benefícios para a economia brasileira. De acordo com o estudo “Raio X do Ouro” (Vírgula) feito pelo Instituto Escolhas, cerca de 229 toneladas de ouro com indícios de ilegalidade foram comercializadas no Brasil entre 2015 e 2020, representando metade da produção nacional. A estimativa salienta o fato da falta de fiscalização e regularização adequadas. Ademais, é possível concluir também que não ocorre uma melhora na qualidade de vida das comunidades locais, que perdem sua riqueza local e ainda permanecem na miséria. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, cabe ao Estado brasileiro aumentar as fiscalizações em áreas verdes, por meio do IBAMA, garantindo a proteção das vegetações nativas e das comunidades locais, assim trazendo melhoras na qualidade de vida dos habitantes e dos animais. É também dever do Estado utilizar-se do Poder Legislativo para aprimorar as leis em relação ao comércio dos minérios, aumentando as exigências e detalhamentos (Vírgula) a fim de dificultar as práticas ilegais de venda e compra. Destarte, será possível evitar maiores prejuízos tanto para a natureza quanto para nós mesmos. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
