Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia
Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia
Enviada em: 17/09/2023
Robin Hood, o herói inglês do século XII, é marcado na história da humanidade pela sua ousada atitude: roubar dinheiro dos nobres e dar aos pobres. Hodiernamente, na sociedade brasileira, ao contrário de Robin Hood, existe uma "nobreza" que prejudica os pobres em decorrência do garimpo ilegal, este que prejudica porque afeta tanto a economia tanto  quanto o meio ambiente. Tal problema ocorre não só pela falta de educação econômica nas escolas, mas também pela precária cultura sobre o meio ambiente presente na população brasileira. (Formulou a tese)
Preliminarmente, destaca-se que, (Sem vírgula) uma grande parcela do garimpo ilegal no Brasil acontece em virtude das pessoas de classe baixa não terem o conhecimento que são exploradas economicamente na área da tecnologia, da ciência, e da empregabilidade que este garimpo é capaz de gerar. Desse modo, o filósofo alemão alemão, Immanuel Kant, adverte "O homem é aquilo que a educação faz dele". Dessa maneira, para que o indivíduo se torne mais autônomo e não seja mais explorado, antes é preciso investir na educação nas escolas. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que, (Sem vírgula) o senso comum do brasileiro, ou seja, sua cultura nos dias atuais em relação ao meio ambiente é carente, assim, abrindo portas para que o garimpo ilegal permaneça no Brasil (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, o sociólogo brasileiro, Herbert José, diz "Um país não muda pela sua economia, sua política, nem mesmo pela ciência; muda sim pela sua mudança". Logo, para que o garimpo ilegal seja extinto (Vírgula) é essencial que a cultura brasileira se aperfeiçoe.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, urge a necessidade de resolver tal conjuntura. Para tanto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) deve, por meio das escolas públicas, estabelecer parcerias com escolas privadas, promovendo aulas mensais de economia com pessoas especializas no assunto, a fim que conscientize as crianças desde cedo a importância da economia e meio ambiente. Portanto, apesar das dificuldades, mostra-se possível construir uma sociedade mais igualitária. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
