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Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?
Enviada em: 24/08/2023
Na obra “Utopia” (Vírgula) de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, que não possui mazelas sociais. Contudo, fora do universo literário, não é uma realidade, levando em conta o impasse existente na atualidade que precisa acabar, o déficit habitacional no Brasil. Deste modo, a falta de políticas públicas implicam no agravamento do problema, tendo como consequência impactos sociais. (Formule a tese com mais clareza)
A princípio, é notória a falta de medidas políticas para resolver o problema. O direito à moradia digna é garantido pela Constituição federal, segundo o Art. 6 “direitos sociais a educação, a saúde, a segurança e a assistência aos desamparados”. Entretanto (Vírgula) apesar de ser um atributo garantido por lei, é negligenciado pelo Estado que não coloca em prática. Além disso, a pouca oferta de habitações diante da grande procura, (Sem víirgula) encarece os valores, dificultando a compra ou aluguel de casas por pessoas de baixa renda, que acabam ficando desabrigadas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o déficit habitacional gera impactos na sociedade. De acordo com dados do IBGE (Desenvolva a sigla), 45 milhões de brasileiros não possuem moradia digna. Nesse contexto, muitas pessoas optam (Vírgula) devido ao baixo custo, por habitações precárias, construídas em locais inapropriados, ficando mais suscetíveis a desabamentos. Outrossim, esses locais são carentes de serviços básicos como tratamento de água e esgoto, sendo assim, mais propensos a proliferação de doenças, gerando sobrecarga na saúde. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Diante do que foi dito, fica claro que medidas são necessárias para resolução do impasse. O governo federal (Vírgula) juntamente aos governos estaduais e municipais, deve aumentar a disponibilidade de moradias dignas para pessoas de baixa renda- visto que são as mais afetadas-, por meio da criação de programas sociais como o “Minha casa, minha vida”, a fim de atenuar o déficit habitacional. Assim, teríamos uma sociedade semelhante à a de Thomas More. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
