A Questão Habitacional no Brasil
Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?
Enviada em: 04/08/2023
O geógrafo brasileiro Milton Santos (Vírgula) em seu texto "Cidadanias Mutiladas" (Vírgula) afirma que a democracia só é efetivada à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. No entanto, ao observar o crescente déficit habitacional (Vírgula) certifica-se que a afirmação do geógrafo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, sendo necessário a análise desses fatores. (Formule a tese com clareza)
Com efeito, é nítido que a falta de uma eficaz reforma agrária repercute, sem dúvida, na persistente falta de moradia para uma parcela da população brasileira. De acordo com o Estatuto da Terra, fundado em 1964, toda terra deve cumprir a função social de bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias. Dessa forma, cabe ao Estado redistribuir terras desocupadas a fim de solucionar problemas habitacionais. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar a ausência de engajamento social como fator que corrobora a permanência da questão habitacional no Brasil. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa (Vírgula) ou seja, o diálogo constitui etapa fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de debates a respeito do problema habitacional acaba por garantir sua permanência dentro da sociedade. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Estatuto da Terra deve garantir o acesso à terra por meio de políticas públicas de redistribuição de terras inoperantes a fim de atenuar a falta de habitações no país. Paralelamente, o Ministério da Cidadania deve informar a população acerca da questão habitacional por meio de campanhas publicitárias em grandes veículos midiáticos (Vírgula) a fim de mobilizar a população no combate ao problema. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Explore mais a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
