Anime Boruto
Impactos sociais da Inteligência Artificial
Enviada em: 13/07/2023
Em “Buruto” – anime japonês –, os ninjas são ensinados, desde a infância, sobre como utilizar a tecnologia, afim  a fim de transformar e melhorar o seu cotidiano. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, em que uma parcela da população, ao contrário dos ninjas, sofre com os impactos da IA (inteligência artificial), o que torna essa questão algo grave. Assim, não só a falta de debates escolares, como também a mutilação da cidadania intensificam o quadro. (Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para os impactos sócias  sociais da IA no Brasil. A esse respeito, “Sociedade dos poetas mortos”, filme americano, ilustra como a educação cidadã, através da construção de um caráter crítico acerca do uso correto da tecnologia no cotidiano, transforma a vida dos estudantes. Entretanto, fora do universo audiovisual, as instituições de ensino brasileiros utilizaram um método de ensino com aulas conteudistas e monótonas, ou seja, as disciplinas são lecionadas unicamente com o cunho de não refletir sobre a realidade, deixando de lado debates estudantis sobre como utilizar as ferramentas tecnológica e digitais para transformar o cotidiano, tal como em “Sociedade dos poetas mortos” (Reestruture essa discussão). Dessa forma, a passividade escolar naturaliza o silenciamento sobre o uso estratégico das IA`s IAs, logo, enquanto essa problemática se mantiver, a sociedade não progredirá.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há a não democratização de direitos essências  essenciais no que tange à inteligência artificial no país canarinho. Nesse sentido, a estruturação do país tupiniquim ocorreu de forma segregacionista, voltada para a aristocracia – nobres e classes dominantes –, atualmente, ainda se vivem resquícios dessa postura marginalizadora, a qual privilegia uma única classe social. Consequentemente, muitas pessoas de classes baixas não conseguem acessar os direitos como cidadão, inclusive direitos básicos como a inclusão digital. Tal postura perdurou, pois esses indivíduos vivem à margem da sociedade e não conseguem ter acesso às tecnologia de informação, tais como “smartphone” e computadores, uma vez que esses sujeitos não têm condições financeiras para suas necessidades mais básicas, como moradia e alimentação (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa ideia é defendida por Nilton Santos, geográfico brasileiro, o qual coloca como cidadania mutilada esse fenômeno, visto que muitos indivíduos, principalmente aos pertencente aos grupos não hegemônico, não têm garantia da cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação da nação – deve criar um projeto de educação cidadã, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, mitigar os impactos da inteligência artificial no Brasil. Ademais, o Ministério da Comunicação deve criar campanhas de reeducação sobre a importância da inclusão digital, através de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de criar uma sociedade semelhante à a  de “Boruto”. (Proposta completa) 
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
