Racismo como costume
Racismo no futebol: por que ainda acontece?
Enviada em: 12/06/2023
O renomado sociólogo francês Émile Durkheim diz que (Dois pontos) "Quando os costumes são suficientes, as leis são desnecessárias. Quando os costumes são insuficientes, é impossível fazer respeitar as leis". Ao levar isso em consideração em relação ao racismo, é perceptível que o racismo no Brasil e no mundo é um caso de costume, fazendo com que as leis de anti racismo antirracismo sejam banalizadas e desrespeitadas. (Formule a tese)
A Organização das Nações Unidas (Vírgula) em seu primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Vírgula) diz que todos os humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito. Contudo, devido ao racismo estrutural, que é tido como um costume, causado pela escravidão a imagem social de indivíduos negros no contexto social é visualizada como inferior (Melhore a construção de sentido), um costume que enquanto vigorar impedirá todo o mundo em viver uma verdadeira e respeitosa igualdade. Assim (Vírgula) para que haja uma situação de igualdade na sociedade, é necessário leis que combatam o racismo estrutural.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vê-se necessário a atuação massiva do Estado não somente na elaboração de leis contra o racismo nas esferas sociais, mas sim na educação e elucidação, como por exemplo, na demonstração e representação de pessoas negras em posições de destaque para a anulação do costume racista vigente que considera negros como inferiores. (Truncamento) Pois assim como Nelson Mandela, líder sul-africano, diz "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, que medidas devem ser tomadas contra o problema. Sendo de responsabilidade ao  do governo, em especial o Ministério da Educação, de medidas educativas como a divulgação de personalidades de destaques negras através de propagandas e eventos a fim de virtualizar a imagem de pessoas negras no contexto social para que o costume de racismo seja finalmente extinguido no Brasil e que a igualdade preditada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos seja posta em prática. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Abordou apenas o racismo, de modo que o seu texto é tido como tangencial. Reestruture. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
