O racismo enraizado: prática antiga e um problema atual
Racismo no futebol: por que ainda acontece?
Enviada em: 07/06/2023
Racismo: discriminação social baseada na teoria da divisão racial da sociedade, onde "certas" raças são superiores às outras – negros e indígenas inferiorizados por brancos –, seja pela a cor ou a classe social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Em Valência, na Espanha, Vinicius Júnior – jogador de origem brasileira –, sofreu ataques racistas com xingamentos que o chamavam de “macaco” e até violência física, sendo expulso do jogo com um cartão vermelho. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Utilizado como uma justificativa para a escravidão, o racismo foi disseminado com as Grandes Navegações e com a colonização no século XV. No Brasil, o período escravocrata foi um marco intensivo para o racismo, principalmente ao meio estrutural, ainda que “camuflado” – leis que proibiam o direito de ir e vir de negros em localidades frequentadas por brancos, além da marginalização e da pobreza concentrada. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Em outras partes do mundo, o racismo é consequentemente “censurado” como um ato de xenofobia, e no futebol não é diferente – a entrada de estrangeiros em outros países, como no caso de Vinicius Júnior, que foi agredido e até perseguido com ataques fora dos jogos –, além de ter sido expulso de um jogo sem justa causa – situação essa que foi revertida ao constatar o racismo da comissão técnica que foi banida. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) No Rio de Janeiro, o governo aprovou um projeto de lei que prevê a interrupção ou suspensão de partidas onde tenha à a “presença” do racismo – lei Vini Jr. Além disso, o governo deve financiar campanhas de conscientização nas partidas de futebol – nos intervalos dos jogos –, como também na política – incentivos de novos projetos de leis e mais representatividade negra – e para o meio educacional, afim  a fim de endurecer as punições por atos racistas e atender mais adequadamente as vítimas que sofrem com a discriminação – mais segurança e fiscalização. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
