Futebol e a sociedade como um todo.
Racismo no futebol: por que ainda acontece?
Enviada em: 04/06/2023
Infelizmente, o racismo no futebol persiste como uma triste realidade, refletindo questões de territorialidade enraizadas na história de colonização e exploração que muitos países europeus tiveram. Muitos desses países acumularam riquezas através do suor e sofrimento de homens e mulheres escravizados. Embora a AFCB (Associação de Futebol e Cultural Brasileiro) tenha estabelecido regras e punições para combater os ataques racistas, parece que muitas vezes essas medidas são apenas uma fachada, sem uma ação efetiva para erradicar o problema. (Formule a tese)
 
É fundamental reconhecer que o racismo no futebol é uma violação dos direitos humanos e vai contra os princípios de igualdade, inclusão e respeito. Não deve haver espaço para qualquer forma de discriminação em um esporte que deveria ser um meio de união e celebração da diversidade. (Melhore a apresentação da discussão. Abordagem limitada)
(Reveja a estratégia coesiva) Para combater efetivamente o racismo no futebol, é necessário um esforço conjunto de todas as partes envolvidas, incluindo as instituições esportivas, os clubes, os jogadores, os torcedores e a sociedade como um todo. É preciso criar uma cultura de repúdio ao racismo, educar as pessoas sobre a importância da igualdade e promover a diversidade em todos os níveis do futebol. (Reestruture a discussão apresentada. Não compreende a estrutura do texto)
(Reveja a estratégia coesiva) Além disso, é crucial que as medidas punitivas sejam aplicadas de forma efetiva e rigorosa, de modo a enviar uma mensagem clara de que o racismo não será tolerado. As instituições esportivas devem estabelecer protocolos sólidos para investigar e punir casos de racismo, garantindo que as vítimas sejam ouvidas e que os agressores sejam responsabilizados por suas ações. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
