A Persistência do Racismo no Futebol: Desafios e Necessidades de Mudança
Racismo no futebol: por que ainda acontece?
Enviada em: 03/06/2023
O futebol, considerado o esporte mais popular do mundo, tem o poder de unir pessoas de diferentes culturas, raças e nacionalidades. No entanto, apesar dos avanços na luta contra o racismo, ainda somos confrontados com episódios chocantes de sentir raciais dentro dos campos de futebol. Essa persistência do racismo no futebol é um reflexo de problemas mais amplos presentes na sociedade, que incluem a falta de educação, a perpetuação de estereótipos e a falta de consequências para os agressores. Nesta redação, exploraremos as causas profundas do racismo no futebol e discutiremos a importância de ações coletivas para combater essa questão. (Não admitido pelo tipo textual. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Ignorância e falta de educação: um dos principais fatores que motivaram a persistência do racismo no futebol é a falta de educação sobre a diversidade racial. Muitas pessoas ainda possuem visões estereotipadas e preconceituosas em relação a jogadores de diferentes origens étnicas. A falta de conscientização sobre a história e a cultura das minorias étnicas torna-se mais difícil para algumas pessoas enxergarem a humanidade e o valor de todos, independentemente de sua cor de pele. (Não compreende a estrutura do texto)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 360 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
