[Sem título]

Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 02/06/2023

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Analisando o cenário atual no Brasil e no mundo (Vírgula) o racismo acontece com frequência por não haver punições contra os racistas, assim ganhando forças para ser praticados cada vez mais. Nos estádios de futebol (Vírgula) onde pode ter pessoas de estados e países diferentes, um lugar onde era para ser de alegria e respeito se tornou um lugar de ódio, onde o racismo por muitas vezes acontece direta e indiretamente. (Formule a tese)

É conveniente recordar-se que recentemente (Vírgula) em um jogo entre Valencia X Real Madrid (Vírgula) torcedores do Valencia insultaram o jogador Vinicius Junior chamando-o de "macaco", e mesmo apontado pelo jogador e mostrado pelos meios de comunicações racistas saíram impune. (Abordagem limtada. Parágrafo frasal)

(Melhore a coesão com o parágrafo anterior) Palavras agressivas, gestos ofensivos são formas para enaltecer o racismo, um problema social desde o século XX, onde em 1989 a lei 7716 foi sancionada (Onde?) e prevê pena de um a três anos de reclusão. (Reestruture. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) O Diretor-executivo do observatório da discriminação racial no futebol disse em uma entrevista para CNN na noite do ocorrido " quando não há punição ao racista, há liberdade para que outros racistas se expressem". (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte quem sofre racismo precisa de apoio, precisa de que todos se unem e não se calem diante dessa situação. Racismo é crime e quem comete precisa pagar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200