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Racismo no futebol: por que ainda acontece?
Enviada em: 02/06/2023
No século XVI até XX, o racismo já era presente na Brasil, devido a diversos movimentos racistas, tais como: a colonização do Brasil, Apartheid, o Holocausto, etc. Entretanto, atualmente ainda ocorre ataques pejorativos contra a raça negra, principalmente em campos de futebol. Esta situação é totalmente preocupante e desumana, pois trata-se de uma ofensa racial e atinge a moralidade de algum indivíduo. (Formule a tese)
Diante deste cenário, é importante ressaltar que as políticas em relação à população negra avançaram, isto é, aprimoraram para mais segurança, acesso à moradia e entre outros, porém, em estúdios estádios de futebol, a situação é mais diferente por conta da quantidade de torcedores. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, Vinícius Júnior, jogador nato, foi vítima, em maio de 2023, de injúrias raciais pela torcida. Dados afirmam que há mais de dezenas denúncias de discriminação, sendo somente 25 denúncias no Brasil. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Estado deve promover leis mais rigorosas quanto ao racismo praticado pelos torcedores, outrossim, incentivar campanhas que proporcionem a igualdade racial socialmente. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
