Obstáculos
Mercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Enviada em: 22/05/2023
Com a globalização e a criação de empregos ligados a à tecnologia, a presença de pessoas com deficiência teve um aumento considerável, entretanto, ainda há uma série de obstáculos que elas precisam contornar para ter uma carreira profissional sólida. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Um dos principais obstáculos existentes na vida de um PCD – que acaba se refletindo na carreira profissional – é o preconceito enfrentado no dia a dia, (Justaposição) para muitas pessoas quem possui uma necessidade especial, seja no quesito físico ou no mental, é alguém incapaz ou até mesmo inválido. Todavia, este pensamento é errôneo, e um belo exemplo de “deficiente” que era muito capacitado e tinha uma inteligência extraordinária, era o cientista Stephen Hawking – um dos físicos mais renomados dos últimos tempos.
(Melhore a estratégia coesiva) Convém ressaltar, (Sem vírgula) que o problema do preconceito é algo que está diretamente ligado à falta de políticas públicas para conter a exclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. (Truncamento) E uma medida que poderia ser adotada, (Sem vírgula) é seria o aumento de incentivos fiscais para empresas contratarem “deficientes”, além de maiores investimentos em acessibilidade e educação – menos de 5% de pessoas deste grupo chegam a concluir o ensino superior, segundo o jornal “O Globo”.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que deve haver mais incentivos governamentais visando a diminuição de preconceitos e aumentando as oportunidades oferecidas aos PCDs, afinal, quanto mais pessoas trabalhando, mais dinheiro entrando, logo, maior fica a economia do Brasil, o que acaba retornando para outras pessoas com limitações físicas/mentais, gerando uma cadeia de crescimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
