O papel do governo e da educação na conscientização sobre o etarismo
Consequências do etarismo no Brasil
Enviada em: 24/04/2023
O filme “Os estagiários”, dirigido por Shawn Levy, retrata a história de dois homens de meia idade que estagiam numa empresa e sofrem preconceito por conta de sua idade. Assim como na obra apresentada, atualmente, o etarismo se mostra muito presente no Brasil, principalmente em ambientes como faculdades e corporações. Sendo assim, é necessário discutir as consequências do problema no país, tendo em vista a negligência governamental e o desmazelo educacional como seus principais causadores. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob essa perspectiva, é válido destacar a indiligência estatal como um dos primordiais ocasionadores da questão abordada. Acerca disso, segundo o filósofo Thomas Hobbes (Vírgula) é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. Entretanto, a afirmação de Hobbes não se faz verdadeira no cenário hodierno nacional, uma vez que o governo não investe em políticas públicas (Cuidado. Argumentação tendenciosa), como incentivo de contratação de pessoas em maior faixa etária, visando diminuir os resultados do idadismo. Logo, não é correto que a máquina pública – com sua omissão de dever – continue a ignorar os impactos que sua inatividade apresenta.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso ressaltar a inadvertência educacional como outro dos principais responsáveis do problema. Diante disso, de acordo com o sociólogo Émile Durkheim (Vírgula) as instituições sociais, como a escola, são responsáveis por introjetar as normas de comportamento que o indivíduo deve levar para o resto da vida. Porém, a alegação de Durkheim não se perpetua no atual contexto brasileiro, visto que no ambiente escolar, devido à ausência de campanhas de conscientização, os jovens não são efetivamente ensinados a não serem preconceituosos no geral (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, é vital que ocorram mudanças no sistema educacional, intentando a mudança desse aspecto prejudicial que influencia diretamente a nação. 
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo e as instituições educacionais devem promover em conjunto ações que cessem o etarismo e, por conseguinte, suas consequências, que vão da manutenção dos preconceitos sociais até desvalorização dos idosos no mercado de trabalho. Dessa maneira, o MDS, Ministério do Desenvolvimento Social (Vírgula) e o MEC, Ministério da Educação, precisam investir em políticas públicas de contratação de faixas etárias avançadas e em campanhas de conscientização aos preconceitos, por meio das redes sociais e vagas destinadas a essa parte da população, afim  a fim de encerrar a problemática e não conservar a realidade retratada na obra “Os estagiários”. (Proposta completa) 
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
