"A maior crise humanitária em território indígena"
Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena
Enviada em: 17/02/2023
Povos indígenas são habitantes originários do território brasileiro. De maneira analógica a (Melhore a construção de sentido) yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em territórios indígenas. Destaca-se dois aspectos importantes: A a crise humanitária caracterizada pela privação de alimentos, abrigo, saúde e segurança, e também a autorização a aeronáutica a controlar espaços aéreos sobre terras indígenas afim  a fim de combater o garimpo ilegal. (Melhore a contextualização)
Primeiramente, podemos destacar a crise humanitária. Desse modo, onde um grande número de pessoas passam fome, sem nenhum tipo de abrigo, muitos até doentes e sem qualquer tipo de segurança. Dessa forma, é um insulto aos povos tradicionais originários do Brasil passarem por essa situação. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva)  Além disso, é notório a Aeronáutica controlar o espaço aéreo sobre terras indígenas, afim de combater o garimpo ilegal nessas regiões. Consoante a isso, muitas comunidades indígenas foram e estão sendo afetadas. Sendo assim, a Aeronáutica controlará todo tipo de tráfego aéreo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto Por tanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham conter a crise humanitária em territórios indígenas. Por conseguinte, cabe ao governo ajudar essas pessoas que estão passando por esses problemas perante a essa crise, por meio de abrigos, distribuindo alimentos como cestas básicas, médicos e segurança. Afim de acabar com essa crise e garimpos ilegais nessas regiões. Somente então, os povos originários e indígenas poderão se sentir seguros nessa nação. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
