Formação de Comunidade Originária
Desafios para para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
Enviada em: 26/12/2022
A participação dos povos indígenas e comunidades originárias na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). (Truncamento) Visa a reafirmação e aprimoramento das reivindicações já solicitadas que não ameacem: (Sem dois pontos) o território e a tradição comunitária. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Uma comunidade originária para obter o reconhecimento de comunidade e povos originários precisa de união comunitária e apoio das esferas governamentais: federal, estadual e municipal. O INCRA (Vírgula) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Vírgula) é um órgão que promove a intermediação/regularização das comunidades perante a sociedade analisando os pedidos.
(Melhore a estratégia coesiva) O sucesso da comunidade Bananeiras dos Pretos tem ajuda constante de diversos parceiros como: um técnico agrícola que conseguiu melhorar a eficiência da colheita de cana de açúcar em 50%; pavimentação pela prefeitura, água encanada; ganharam uma indústria de beneficiamento da cana de açúcar; fábrica de tijolos. No conjunto dessas ações resultaram na manutenção da comunidade e também com aumento na renda familiar. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) As comunidades interessadas em aderir ao programa do INCRA precisam unir esforços para atender os requisitos de reconhecimento e, caso positivo, terão ótimos resultados e uma melhora significativa no aumento da renda familiar. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reelabore e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
