A importância de quem educa
Valorização do trabalho docente no Brasil
Enviada em: 26/09/2022
Nelson Mandela, importante líder político e defensor dos direitos dos negros, afirmou que a educação é a arma mais poderosa pela qual se pode mudar o mundo. A participação do professor no processo da educação é de suma relevância para formação de todos os indivíduos da sociedade, pois trata-se de uma figura que movimenta a dinâmica da educação.Porém,o profissional de educação não recebe seu devido mérito, o que é notável não somente na baixa remuneração, mas principalmente na desvalorização de seu trabalho. (Muito bem. Formulou a tese)
Durante o período de maior pico da pandemia, o sistema educacional enfrentou grandes desafios para preservar a saúde dos alunos, mas também para manter o cronograma escolar da melhor forma. Tal objetivo, (Sem vírgula) exigiu inúmeras adaptações (Vírgula) como a criação de vídeo aulas videoaulas e aulas online via aplicativos de reuniões. Neste cenário, foi possível observar a cooperação do corpo docente das escolas para que os estudantes pudessem ter acesso aos conteúdos, até mesmo com o envio de livros e apostilas para aqueles que não tinham acesso à internet. Houve então, (Sem vírgula) um intensivo trabalho feito pelos professores para que a EAD (Educação a Distância) funcionasse de maneira eficiente de forma a não causar prejuízo aos estudantes, o que reforça a intensiva cooperação dos docentes na formação acadêmica dos alunos. (Reestruture a discussão apresentada. Reveja o recorte dado ao desenvolvimento)
(Boa estratégia coesiva) Ainda sobre a questão, ao observar-se o ensino brasileiro, seja este particular ou público, tanto em âmbito estadual ou municipal, é notória a pouco importância dada ao trabalho do professor, este que não somente repassa o conhecimento de sua área, mas também empenha-se em zelar pelo bem-estar dos estudantes, é muitas vezes desrespeitado ou discriminado em seu ambiente profissional, pois há comumente a falta de interesse por parte dos alunos em determinadas matérias escolares (Melhore a construção dessa discussão). Além de sofrer indiferença por parte dos alunos, há ainda a questão econômica, uma vez que a remuneração dos docentes é relativamente baixa, apesar das greves e manifestações realizadas para requisitar estes direitos.
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse sentido, propõe-se ao Ministério da Educação (MEC) que invista mais recursos no aumento de salário dos profissionais educacionais ,bem como em outras atividades curriculares dentro das unidades de ensino que contribuam para a valorização do serviço prestado pelos professores e demais educadores, por meio de ferramentas tecnológicas disponibilizadas aos mesmos, ou ainda, proporcionar aos alunos possibilidade de escolha quanto às matérias que desejam ou não especializar-se (Partícula atrativa).Ademais,ceda espaço para novas propostas advindas de profissionais que atuam diretamente no sistema educacional, para que assim estes possam ganhar destaque em sua área e ter seu trabalho reconhecido. (Truncamento) Pois com maior investimento no trabalho educacional pode-se mudar o mundo, não pelo uso da violência, mas principalmente pela conscientização dos cidadãos, o que só é possível por meio da educação, como defendeu Mandela. (Muito bem. A proposta está completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
