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Valorização do trabalho docente no Brasil
Enviada em: 18/09/2022
Na novela "Carrossel" do SBT, a personagem da professora Helena vivencia humilhações por exercer o trabalho de docente. De tal forma, situações semelhantes acontecem na realidade, pois há, no Brasil, uma desvalorização dessa profissão. Como resultado da depreciação, a educação do país piora, e, para que esse cenário se reverta, é necessário uma valorização vindo da sociedade e do Estado.  (Formule a tese)
Diante desse cenário, o respeito aos docentes é negligenciado pela sociedade, fato observado pelo Instituto Península em 2021, quando publicou que 74% dos profissionais da educação não se sentiam respeitados no Brasil. Por isso, é urgente uma intervenção do Ministério da Educação (MEC) nas escolas, através de campanhas educacionais, baseando-se na frase: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda" do filósofo prestigiado, Paulo Freire, porque valida iniciativas que busquem a valorizar educadores. (Explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de que o Estado deve incentivar o enaltecimento da profissão, é primordial que ele também valorize os professores. (Truncamento) Visto que o país tem um dos menores pisos salariais do mundo, de acordo com o estudo da Organização Para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado em 2021, o governo também deverá aumentar o psorial para que mestres sejam mais valorizados. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Finaliza-se que o enaltecimento do trabalho docente é negligenciado pela sociedade e pelo governo. Portanto, é fundamental que o governo federal aumente o piso salarial da classe e, por meio do MEC, crie uma campanha de conscientização de valorização dos professores e se aplique em todas as escolas da nação. Dessa forma, garantirá dignidade a eles, evite casos como da professora Helena e, consequentemente, melhore a educação do Brasil. 
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
