Por que o Brasil desvaloriza o trabalho docente?
Valorização do trabalho docente no Brasil
Enviada em: 07/09/2022
A desvalorização da profissão pode ocorrer em função da falta de importância e de respeito por parte da população e do governo. É possível perceber isso pelo salário, pelo desrespeito dos alunos e pela estrutura das escolas. Uma profissão tão importante não deveria ter um salário tão pequeno, pois dessa forma não atrai pessoas talentosas que queiram crescer financeiramente. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Conforme foi dito pelo (Blog Por Vir) (Sem parênteses), o Brasil teve o pior índice dentre os 35 países avaliados, pois a maioria das escolas são públicas e não têm o tamanho e espaços adequados para o ensino, e baixo salário dado aos funcionários onde quase todos os professores de ensino básico ganham menos de R$ 3.5 mil trabalhando 40 horas por semana por falta de investimento do governo. Se investissem no ensino, bem provavelmente não seria tão ruim assim. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil tem um bom potencial para ser um país com uma boa educação, porém é desperdiçado por não valorizar quem deve. Se continuar assim, a educação só decaíra, é possível reverter isso, o governo só tem que investir e fazer com que os alunos não interessados pelos estudos se interessem. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reelabore e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
