PEC 206 - Júlia Alves
PEC 206: um retrocesso na educação?
Enviada em: 12/06/2022
A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país. (Truncamento) Prevê em seu artigo 6º, (Sem vírgula) o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, o mesmo se refere à educação básica, mas, (Sem vírgula) apenas a educação básica somo “mão-de-obra mão de obra desqualificada”. Todavia, nosso país, de acordo com o jornal g1.globo, apenas 1/3 da população brasileira, está cursando ou concluiu o ensino superior. Ao mesmo tempo que querem aumentar nossos índices de mão-de-obra mão de obra qualificada, dificultam os meios para isso.
Em uma primeira análise, se o ingresso em uma universidade já se fazia complicado, o que justifica a baixa taxa de profissionais qualificados. Se tal prerrogativa for aprovada estaríamos empurrando nosso país para uma situação catastrófica. Outrossim, deveríamos facilitar a concretização de mais profissionais qualificado em nosso país, mas, o governo, ausente da nossa realidade e do nosso dia-a-dia  dia a dia, surge com uma emenda para tornar mais difícil a qualificação de brasileiros. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo barre a concretização dessa emenda, por intermédio de votos contrários, devemos tratar o ensino superior, a qualificação profissional como algo inerente a todos os cidadãos brasileiro. Assim, se consolidará uma sociedade mais especializada e instruída. Onde, o Estado se mostra preocupado com a qualificação de seus profissionais.
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
