PEC 206: UM RETROCESSO NA EDUCAÇÃO?
PEC 206: um retrocesso na educação?
Enviada em: 07/06/2022
A educação é um direito à de todos os cidadãos brasileiros, como prevê a Constituição federal de 1988. Quando falamos sobre a PEC 206 (Desenvolva a sigla) e seu posicionamento quanto à cobrança de mensalidade aos alunos por parte das universidades públicas, podemos observar claramente uma lacuna no que diz respeito ao que se defende a Constituição, em suas disposições, quando se fala em termos um Estado justo, democrático e igualitário, defendendo o direito pleno a todo e qualquer cidadão. Sendo assim, já podemos considerar a PEC 206 como sendo um problema que, além de grave, torna-se se torna inconstitucional. (Melhore a contextualização do tema)
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, disserta em sua obra "Globalização e consequências humanas" que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle do Estado. (Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A importância da educação é incontestável. O direito a ela está previsto a todos de forma igualitária. Sendo assim, torna-se imperativo apresentar que, se conclusa e aceita, a PEC 206 irá trazer retrocesso ao sistema educacional (Essa discussão precisa ser mais explorada). Marcus Davi, presidente da Andifes, apontou que apenas 30% dos alunos teriam renda maior que 1,5 salários mínimos, sendo assim, é notório que não há vantagens em demasia para ocupações por alunos de renda superior, o que ficará em desacordo, ocasionando, posteriormente, tal retrocesso. 
(Melhore a estratégia coesiva) Nessa perspectiva, vemos o Estado como fator determinante, visto que, (Sem vírgula) o mesmo é totalmente responsável pelo custeio destas instituições. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para a problemática com mais empatia, pois como escreveu o poeta Leninski: "em mim vejo o outro". (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
