Incluindo o neutro
Debate sobre a linguagem neutra
Enviada em: 21/04/2022
Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, o autor utiliza o termo “cegueira branca” para referi-se à nação que finge não enxergar os problemas em seu meio social. Externo à literatura, a sociedade hodierna vai ao encontro com o exposto pelo escritor, uma vez que, no Brasil, o corpo social possui um olhar pouco direcionado ao debate acerca da linguagem neutra. Nesse prisma, deve-se analisar como o silenciamento e o preconceito social impulsiona tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Formulou a tese) 
Sob esse viés, é fulcral pontuar, a princípio, como o silenciamento no âmbito social intensifica o imbróglio. Nesse sentido, Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, menciona que um problema só poderá ser solucionado se for tirado da invisibilidade. Diante de tal ótica, é fato que a linguagem neutra é pouco debatida no dia a dia do povo brasileiro, tendo em vista que muitos espaços públicos silenciam tal causa, a exemplo, a lei a lei5. 123/21, de Rondônia, que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas e concurso públicos (Explore essa discussão com mais produtividade). Nessa circunstância, é inevitável que o assunto fique cada vez mais invisível perante o povo e que a parcela das pessoas que se identificam com o pronome neutro se sinta excluída. Desse modo, é indubitável uma mudança dessa postura comunitária para a garantia do bem-estar coletivo.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar como o preconceito intrínseco na sociedade prorroga  o empecilho. Nesse contexto, o célebre  físico alemão Albert Einstein, (Sem vírgula) menciona ser mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Nessa lógica, é notório que o comportamento preconceituoso dos cidadãos, no que concerne a julgamentos e críticas ao uso do termo neutro pelo grupo LGBTQ+ (Desenvolva a sigla), é um dos principais fatores que dificulta a implantação da linguagem neutra. Consequentemente, tamanha barbárie impossibilita a  inclusão e a representatividade desse povo, já que parte dos brasileiros se recusa a utilizar o pronome neutro. Logo, urgem maneiras para reverter esse quadro deletério. (Explore essa discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, fazem-se necessários debates acerca da linguagem neutra no cenário brasileiro. Para tanto, a fim de tirar o tema da invisibilidade, o Poder Legislativo, responsável pela política nacional de leis do país,  deve, por meio da elaboração de projetos de leis, enviar para votação no senado propostas que autorizem a utilização da linguagem neutra em todo espaço social. Ademais, com o objetivo de repúdio ao preconceito, cabe às escolas e às mídias sociais, através de palestras escolares e propagandas televisivas para alcançar todo tipo de público, criar campanhas  que mostrem a importância do pronome neutro e os malefícios do preconceito. Destarte, haverá mais debates sobre a linguagem neutra  e o Brasil se afastará do patamar expresso por Saramago. (Apresente o detalhamento) 
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
