A realidade de The Originals ratificada no cotidiano tupiniquim.
Debate sobre a linguagem neutra
Enviada em: 10/04/2022
Na célebre série americana “The Originals”, as bruxas têm a sua própria língua, fruto da cultura de seu povo, e por isso é admirada e preservada por todos que a conhece. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, na qual a linguagem neutra, dialeto inclusivo da população LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla), enfrenta sérios obstáculos. Assim, não só a falta de debates escolares, como também a má representação midiática intensificam o quadro. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para a falta de inclusão dos indivíduos gays. A esse respeito, Paulo Freire, pedagogo e pesquisador, em sua obra “Pedagogia do Oprimido”, afirmou que as instituições de ensino têm um método de aprendizagem bancário e não civilizatório (Explore mais essa discussão). Dessa forma, a linguagem neutra (Vírgula) mesmo não sendo reconhecida oficialmente, desempenha um papel de inclusão e aceitação dos sujeitos não binários (Explore mais essa discussão), entretanto, a escola não aborda sobre esse tipo de temática, pois tem uma pedagogia conteudista e robotizada. Logo, há uma ausência de projetos e debates voltados ao papel da linguagem neutra como ferramenta simbólica e histórica da resistência gay.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se a má representação midiática da cultura LGBTQIA+ como propulsora dos desafios da linguagem neutra no país canarinho. Conforme Theodor Adorno – filósofo da escola de Frankfurt –, a indústria cultural transforma a cultura em mercadoria ao invés de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Nessa perspectiva, percebe-se que os veículos midiáticos visam apenas o lucro, o qual surge da adesão do corpo social pelo que é veiculado, assim, para engajar e manter o seu público, majoritariamente, conservado e religioso, não abordam sobre a temática não-binária e defende excomungação desse dialeto, que tem como objetivo a inclusão linguística dos indivíduos gays. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação deve criar um projeto para debater temas de extrema relevância social, por meio de palestras e oficinas nas escolas, as quais serão ministradas por psicólogos e financiadas por emenda parlamentar. Espera-se, com essa medida, proporcionar visibilidade a questão da linguagem neutra e a importância da inclusão dos indivíduos LGBTQIA+ na sociedade. Ademais, o Ministério da Comunicação deve criar campanhas de conscientização voltadas para aceitação e inclusão dos sujeitos não-binários. Destarte, a realidade de “The Orignals” será ratificada na prática. (Faltou apresentar o detalhamento) 
Dados correção tradicional
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
