Os impactos por trás dos tecidos
Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente
Enviada em: 14/03/2022
Atualmente, o descarte de roupas velhas incorretamente tem apresentado aumentos significativos nos últimos anos, acarretando grandes problemas no meio ambiente.
Como reflexo do aumento, grandes problemas vêm à tona (Vírgula) como a poluição do meio ambiente, já que os tecidos de algodão levam 20 anos para se decompor e sintéticos até 40 anos. A grande maioria das indústrias de moda descarta incorretamente o lixo produzido, contribui com a emissão de carbono que traz impactos devastadores, desequilibrando o clima e aumentando a temperatura. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o reaproveitamento diminui boa parte dos lixos têxtil  têxteis (Vírgula) mas mesmo assim não é o suficiente, temos também o consumo excessivo que faz cada vez mais a produção nas indústrias aumentarem. A doação, a venda em bazares, customizações por si próprio e também a compra consciente podem ser boas formas para a diminuição do problema. (A proposta de intervenção está incompleta) 
Dados correção tradicional
Faltou planejamento textual. Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
