Um grande problema no descarte de vestuário
Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente
Enviada em: 02/03/2022
Na reportagem apresentada pelo fantástico podemos perceber o tamanho desastre ambiental para o solo e oceano (Melhore a construção dessa ideia), gerado pelo descarte indevido de retalhos. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
O maior pólo brasileiro de produção é o Brás, cujo tem o maior descarte de tecidos, descartando cerca de 45 toneladas diárias. Com a chegada de lojas de importados foi acontecendo o famoso "fast-fashion" (um setor com roupas baratas e de má qualidade que acabam por algum motivo indo parar no lixo) gerando essa dimensão de acúmulo. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A melhor solução é propor ao setor têxtil métodos e hábitos mais sustentáveis. O ideal é que se melhore a reciclagem através da transformação do design, coleta e processamento da indumentária, fazendo também uso prático dos mais diversos recursos renováveis. (Apresentou um esboço de proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
