Um trauma para a vida toda
Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências
Enviada em: 20/02/2022
Com frequência vemos em nossa sociedade um comportamento inaceitável de adultos em relação a menores de idade, envolvendo atividades imorais e condutas criminosas, consideradas por lei crime. (Contextualize o tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)
A produção de pornografia infantil, abuso sexual e qualquer relato de envolvimento sem consentimento pode causar danos psicológicos, físicos e traumas duradouros. Muita das vezes, a criança não consegue identificar o acontecimento e fica com medo de se abrir com alguém (já que geralmente o abusador é uma pessoa próxima ou da família). (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) É de extrema importância orientar as vítimas a se manifestarem e procurar ajuda, contribuir para que profissionais (como, por exemplo, professores) faça palestras conscientizando que a culpa nunca é da vítima e ajudando a identificar possíveis agressões, toque em parte íntima e casos em geral que contribui com ato de maldade. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A escola tem esse direito de educar os mais jovens, trazendo ensinamentos para vida não só escolar, mas pessoal também. Os responsáveis têm o dever de proteger, acolher e não deixar o filho ir á à casa de pessoas que não conhecem, muito menos sozinho com um adulto, esse assunto não é recente, acontece com frequência e infelizmente não tem a visibilidade correta, a justiça precisa ser acionada em ocorrência de intimidação. (Explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) É preocupante o número de casos é mais chocante ainda (Melhore a construção de sentido), pois cresce a quantidade diariamente, (Sem vírgula) de inocentes que estão tendo suas vidas viradas de ponta cabeça por uma pessoa sem caráter. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Não houve planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 440 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
