Abuso sexual, negligência brasileira
Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências
Enviada em: 17/02/2022
A cada ano que passa o Brasil registra crescimento quando o assunto é abuso sexual. As vítimas (Vírgula) em sua maioria mulheres, garotas, de 4 à a 22 anos (Melhore a construção de sentido). Tal banalidade parece casa vez mais distante de acabar, tendo em vista, (Sem vírgula) que as leis brasileiras parecem apoiar o criminoso e esquecer da vítima, já que estas leis são absurdamente leves, e a maioria é solto sem nem se quer sequer irem presos, por conta das ameaças que recebem de dentro da cadeia. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese. Cuidado com o tangenciamento) 
Tantas famílias que perderam crianças, adolescentes para monstros asquerosos (Evite esse tipo de construção) e tantas outras famílias que conviviam diariamente com esses monstros (Vírgula) sendo que alguns familiares apoiavam esses atos nojentos. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Não, não tem nada a ver se a vítima estava de short curto, usando decote, nem se o batom estava provocante ao olhar do criminoso. Várias foram molestadas no trabalho, no ônibus voltando para casa, brincando de boneca, em escolas ou creches. (Reestruture. Cuidado com a abordagem tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) A mulher sofre abusos por simplesmente existir z (Vírgula) e enquanto não existirem leis severas, (Sem vírgula) essas mesmas mulheres terão medo de tudo e de todos. E aquelas que nem desconfiam de nada vão sofrer caladas sendo que podem ser até assassinadas brutalmente, mas tendo consciência de que não vão morrer em vão, elas vão ser a força para outras tantas mulheres não desistirem de buscar a verdade e justiça. (Reelabore) 
Dados correção tradicional
Cuidado com a abordagem tangencial. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 440 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
