Lugar de criança é na escola, não no trabalho.
Trabalho infantil no Brasil
Enviada em: 04/01/2022
Ser criança é brincar, gritar, correr e não se preocupar com nada, ou pelo menos assim que deveria ser. Atualmente, vem crescendo gradativamente o número de crianças e adolescentes trabalhando informalmente. Nas grandes cidades é possível ver os mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) nas ruas vendendo produtos nos semáforos e lanchonetes. (Melhore a contextualização e formule a tese) 
(Uso inadequado do elemento coesivo) Entretanto, porque está acontecendo este tipo de situação, esse número não deveria diminuir ao invés de aumentar (Melhore a construção de sentido). A resposta é apenas uma, a pobreza da sociedade brasileira. O maior índice de crianças em trabalho infantil está entre as famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo, segundo dados do site do governo federal. (Explore a discussão com produtividade)
(Uso inadequado do elemento coesivo) Dessa forma, ocorre muitas consequências para essas crianças e adolescentes, principalmente, para o futuro. O trabalho afeta de maneira significativa os estudos desses jovens fazendo com que a maioria desista, tendo assim, (Sem vírgula) dificuldades para encontrar um bom emprego posteriormente. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Enfim, para que essa situação seja mudada, cabe ao ministério da educação juntamente com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a CONANDA (Conselho Nacional do Direito da Criança e do Adolescente) e ao governo federal, (Sem vírgula) fazerem fiscalizações, realizar campanhas nas escolas, e conscientizar as crianças para que denunciem quando acontecer este tipo de situação. Lugar de criança é na escola, não no trabalho. (A proposta está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
