Não pertencer a um padrão estabelecido pela turma de escola, torna muitas vezes um aluno vítima de humilhações ou até agressões constantes. A essa prática se dá o nome de Bullying. Um problema muito grave já que pode trazer, às vezes, conseqüências trágicas.
O simples fato de ser “diferente” torna uma criança ou adolescente suscetível a apelidos, exclusão e atitudes agressivas. Nas escolas os maiores alvos são aqueles que estão acima do peso, são tímidos, ou possuem alguma deficiência física. Isso afeta a auto-estima de qualquer um. Em alguns casos essas vítimas tentam revidar da mesma forma, ou entram em depressão. Em outros mais graves se vingam de alguma forma dos agressores e cometem suicídio. Como no caso de Edimar, que entrou armado na escola onde estudou, feriu alguns alunos gravemente e depois se matou, no município de Taiúva, em 2003.
Ainda existem os Cyberbullyings que colocam na internet insultos ou até vídeos que mostram como agem contra a vítima. Isso se torna ainda mais alarmante porque a imagem do jovem é posta na rede para milhares de pessoas. No entanto, a maioria das pessoas que acessam a esses materiais ao invés de denunciarem acham engraçado e acabam participando desse tipo de violência.
Assim, o Bullying só terá solução se houverem políticas de conscientização nas escolas com a participação de pais, educadores e alunos. Palestras, filmes sobre o assunto, assistência psicológica, são algumas alternativas.Dessa forma, estará sendo alertado a todos os envolvidos o quanto é importante a aceitação das diferenças dos outros.
Dados correção tradicional
USO DESNECESSÁRIO DA VÍRGULA
REVISAR AS NOVAS REGRAS DO USO DO HÍFEN
Procure trabalhar melhor seus argumentos. Afinal, como acabar com o bullying? Esse deveria ter sido o principal ponto debatido em seu texto. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Seja mais crítico e persuasivo. Você é capaz! Leia!
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
| NOTA FINAL: | 6 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |