Enfrentando a violência escolar
Bullying: ‘brincadeirinha’ comum
Enviada em: 23/04/2011
O assassinato brutal das crianças de Realengo, por um ex-aluno que sofreu bullying naquela escola chocou o país. Mas percebo que não é difícil encontrar outros casos de violência nas escolas que estudamos e que não são retratados pela mídia.
Já sofri bullying e vi meus colegas sofrerem. Eram ameaças, apelidos, críticas, brigas por motivos idiotas, a violência começava aí. Vejo a escola como um espaço de compartilhamento do saber, mas também neste local ocorre competição, aceitação, exclusão, que são algumas das raízes do bullying. As outras estão relacionadas à problemas familiares, como separação, rejeição e discriminação entre irmãos.
Quando se fala de agressões, logo pensamos em hematomas e feridas, mas muitas vezes a ferida que mais dói é a interna principalmente quendo a pessoa não sabe lidar com isso. Hoje percebo que os estudantes que exercem o bullying são pessoas que se sentem inferiores e querem esconder isso mostrando superioridade reprimindo um colega que não reaja às humilhações, sendo que seus principais alvos são os alunos mais quietos e tímidos.
Mas nem sempre tive essa consciência. Adolescência é uma fase complicada. Na luta pela aceitação, a gente acaba anulando até o próprio jeito de ser para imitar a maioria. Ser demasiado alto ou baixo, gordo ou magro geram angústias que são acentuadas pelas críticas dos colegas.
Tive o auxílio de minha mãe, das psicólogas e grupos de adolescentes do CAPS e do IF em que estou. O que eu chamava de problema era insignificante perto das dificuldades que meus colegas de grupo tinham. Faculdade é agora outro desafio que me faz ter a vontade de enfrentar a violência nas escolas, ou pelo menos apresentar algumas possíveis soluções.
Todos agora só falam de aumentar a segurança. Aumentar os muros, os seguranças, as câmeras, mas acredito que nada disso adianta, pois o perigo está dentro. A mente de cada um dos alunos deve ser bem cuidada, valorizada. Precisa haver dinâmicas de inclusão, respeito às diferenças, cooperação, evitar o isolamento, assistência psicológica e uma equipe extra para auxiliar o trabalho dos professores no ensino de valores. Precisa haver a cobrança do papel dos pais na educação de seus filhos. A mídia também tem sua parcela de culpa no estímulo à falta de valores.
Enfim, seja através de projetos educacionais, cuidados dos pais, religião ou qualquer outro mecanismo, a sociedade, o governo e a mídia devem se unir para incentivar o respeito, a união, a diversidade, o pensamento racional e disponibilizar recursos materiais e humanos para combater o bullying. Os resultados contribuirão significativamente para um futuro melhor e para que a tragédia ocorrida em Realengo não mais ocorra.
Dados correção tradicional
ORTOGRAFIA
DESENVOLVA MELHOR ESSA IDEIA
CUIDADO COM O COLOQUIALISMO
REVISE COMO UTILIZAR CRASE CORRETAMENTE
Revise como fazer um texto argumentativo. Não faça um relato pessoal. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Seja mais crítico. Procure estruturar melhor as suas frases para que suas ideias não fiquem confusas.
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 | 
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 | 
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 | 
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 | 
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 | 
| NOTA FINAL: | 6 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
