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Debate sobre o marco temporal
Enviada em: 04/09/2021
A luta dos índios pelos territórios que já pertenciam a eles antes da colonização portuguesa, (Sem vírgula) parece que não tem fim, pois o Supremo Tribunal Federal promulgou uma leí  lei que as terras só poderiam ser reivindicadas caso fossem ocupadas até 5 de outubro de 1988. (Reestruture as discussões iniciais. Contextualize o tema com mais clareza e formule a tese) 
(Melhore a estratégia coesiva) Antes da chegada dos portugueses os índios já ocupavam as terras do território brasileiro. Depois do descobrimento do Brasil, os portugueses dominaram o território como se fosse deles. E (Vírgula) atualmente (Vírgula) os índios lutam pelas terras que já lhe pertenciam. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Os poderes públicos definen  definem leís  leis que podem ser maléficas ou benéficas aos índios. A lei promulgada pelo Supremo Tribunal Federal, (Sem vírgula) não agradou muito aos índios, pois beneficiava em parte os produtores agrícolas, que ocupavam essas terras. Os índios fazem manifestações e lutam pelas as terras que contêm as suas histórias, e suas culturas. (Argumentação limitada) 
(Melhore a estratégia coesiva) A criação de leís que realmente reconheça os territórios indígenas, (Sem vírgula) é essencial, (Sem vírgula) para evitar revoltas, (Sem vírgula) e manifestações violentas. Estudar a história do Brasil é essencial para compreender, (Sem vírgula) e poder resolver situações come  como essa. Tanto o gorveno  governo como população, (Sem vírgula) podem lutar pelas causas indígenas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Evite uma abordagem superficial do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
