Bullying: a brincadeira que não tem graça

Bullying: ‘brincadeirinha’ comum

Enviada em: 21/04/2011

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, assistimos cenas em que pessoas são intimidadas, perseguidas, zombadas e humilhadas, na maioria das vezes em ambiente escolar. A essa situação recebe o nome de Bullying, que para muitas pessoas é vista como uma “brincadeira” normal. Devemos ficar atentos à questão da violência, a queda na autoestima e a tragédia que são consequências negativas que este fato pode proporcionar.

Antes de qualquer coisa, um vídeo colocado na internet, que já virou febre, chamou a atenção de milhares de pessoas. Trata-se de um menino australiano de baixa estatura insultando verbalmente outro garoto compatriota mais alto e de maior peso. No entanto, a vítima, que sofria calada, ficou cansada e decidiu revidar a violência verbal com violência física. Infelizmente, esse problema vem afetando todo o mundo e é uma coisa antiga.

Outro fator importante são os apelidos como “rolha de poço”, “quatro-olhos”, “baleia”, “vareta”. Toda sociedade já presenciou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Porém, esse comportamento está longe de ser engraçado e inocente. Além disso, as pessoas que sofrem com o Bullying ficam com baixa autoestima, depressão, angustia e estresse.

É lamentável, a tragédia que ocorreu no colégio Tasso da Silveira em Realengo, um ex-aluno chamado Wellington de Oliveira entrou na escola, matou doze alunos e deixou treze feridos e acabou se suicidando com um tiro na cabeça, após um policial chegar ao encontro do criminoso e disparar um tiro em sua perna. No entanto, a polícia nas investigações descobriu que o assassino sofreu com o Bullying.

Portanto, para combatermos esse problema não basta tratar somente com o indivíduo, mas desenvolver um projeto socioeducativo, colocando em pauta bons exemplos, nos valores e na moral. Além das escolas se unirem com as comunidades, incentivando a aceitação das diferenças e a cooperação com o próximo.

Dados correção tradicional

REESTRUTURE

CUIDADO COM O USO INADEQUADO DA VÍRGULA

CUIDADO COM A REPETIÇÃO

CUIDADO COM AS GENERALIZAÇÕES

APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA

Amplie seu conhecimento sobre o tema e faça uma avaliação mais crítica sobre o tema. Afinal, como acabar com o bullying? Esse deveria ter sido o foco da sua produção. Leia mais e estruture suas frases de maneira que seus argumentos fiquem claros e consistentes.

Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 6
Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente