O respeito, o diálogo e a empatia X Bullying
Bullying: ‘brincadeirinha’ comum
Enviada em: 21/04/2011
Os meios de comunicação publicam cada vez mais casos de violência. Um tipo particular que vem crescendo muito é o bullying o qual se caracteriza por agressões físicas ou psicológicas praticadas intencionalmente e de forma sistemática, entre pares (colegas de classe ou trabalho, por exemplo). Ele pode trazer graves consequências e a melhor forma de combatê-lo estão no diagnóstico e prevenção entre os jovens, através da participação conjunta de pais, educadores e funcionários.
Impedir essa prática nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem várias formas e maneiras de se praticar essa agressão. Como a agressão psicológica, que em certos casos, passa despercebida como os apelidos, as fofocas, e brincadeiras de fundo preconceituoso e pejorativo que a vítima termina aceitando. Uma pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das vítimas nunca procuraram ajuda. Há ainda o cyberbullying onde fotos e comentários difamatórios são divulgados em sites de relacionamento, tal meio faz com que este tipo de violência tome maiores proporções, já que garante o anonimato do agressor e pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer momento.
São várias as consequências para quem sofre as agressões, tais como: o isolamento, baixa auto-estima, doenças psicossomáticas, queda no rendimento escolar e em casos extremos o suicídio. Para a dinâmica do bullying é necessário a presença do agressor, da vítima e dos expectadores, estes últimos podem ser passivos ou incentivadores da agressão, ele pode ocorrer em qualquer contexto social como em escolas, nas universidades, locais de trabalho. Contudo é no ambiente educacional onde ele é iniciado, os jovens o fazem com objetivo de auto-afirmação e de notoriedade entre seus colegas, de modo a reproduzir os modelos e os valores adquiridos no seu meio familiar.
	
	É preciso que os profissionais destas instituições estejam cientes de que este local está passivo à ocorrência do bullying, para que eles possam lidar e perceber quando esse tipo de violência ocorre. Especialistas no assunto propõem medidas e posturas para combater e coibir esta prática. Nas quais os professores, pedagogos e pais estejam preparados para intervir na sua dinâmica, não apontando culpados, mas mostrando através do diálogo o quanto a agressão pode prejudicar a vítima, buscando também a conscientização dos expectadores pois sem platéia os autores da violência ficam desestimulados a praticá-lo. É importante estimular as iniciativas dos próprios alunos para resolução do problema. Pais e educadores devem atuar juntos dando espaço para o diálogo com os jovens.
Dados correção tradicional
E POR GRUPOS?
REVISE AS NOVAS REGRAS PARA O USO DE HÍFEN
REVISE AS NOVAS REGRAS PARA USO DO ACENTO
Afinal, o que você propõe para acabar com o bullying? Esse deveria ser o enfoque de seu texto. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema. Assim, faça uma avaliação mais crítica, e menos expositiva, da problemática. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo.
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 | 
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 | 
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 | 
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 | 
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 | 
| NOTA FINAL: | 8 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
