A grande maioria de nós, em época escolar, notadamente, já sofreu ou presenciou algum tipo de gozação ou intimidação em ambiente grupal. Geralmente considerados normais, tais atos, hoje nomeados "bullying", escondem deficiências morais e educacionais - em seus praticantes - e consequências devastadoras em suas vítimas.
Hoje, em função de maior popularização do tema e especulações de suas mais diversas manifestações, o bullying provoca questionamentos acerca dos porquês e de como barrar tais atos de violência, física e psicológica que se repetem intencionalmente. Além de que, em função das redes socias, podem propagar-se pela internet e tomar dimensões incalculáveis, valendo-se do anonimato.
O caso recente da estudante de enfermagem agredida por colegas de turma, em Ribeirão Preto, causa perplexidade e é um exemplo claro da precariedade dos trabalhos de prevenção e da punição, no Brasil e no mundo.
Creio que a deficiência seja bem mais profunda do que imaginamos. Tais agressões são ao mesmo tempo efeito e causa: efeito de uma educação absolutamente mal arquitetada e efetivada, a começar pelos desanimadores índices educacionais brasileiros em matérias básicas, e continuando com a acomodação de pais e professores em não promover atividades que prezem a tolerância e o respeito com o próximo; e são causa de problemas pessoais e sociais que permanecem por tempo indeterminado.
Aos agressores fica a sensação de liberdade e superioridade, extremamente danosa para seu convívio social. Aos observadores, o sentimento de impotência e medo, o que os leva a omissão de socorro e denúncia. Finalmente às vítimas resta desde a queda da autoestima e do rendimento escolar até ao suicídio; acompanhados do medo, que os silencia.
É inaceitável que continuem acontecendo atos de violência gratuita, justificados pela diferença física ou comportamental, sem acarretar nenhuma pena adequada.
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