A origem do problema

Bullying: ‘brincadeirinha’ comum

Enviada em: 06/04/2011

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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O bullying é um problema comum a estudantes de todas as faixas etárias e círculos sociais. Anteriormente visto como algo corriqueiro, hoje é visto como uma grave e destrutiva forma de violência. Apesar da atenção voltada para o assunto, pouco se discute sobre as origens de tal comportamento.

Atos como dar apelidos ou fazer brincadeiras visando a inferiorizar os colegas podem parecer banais aos adultos, já adaptados à feroz sociedade em que estão inseridos, mas quando enfrentados por alguém cuja personalidade ainda está em formação, atingem uma escala muito maior. Várias tragédias causadas pelo bullying, e exaustivamente exploradas pela mídia, contribuíram para que o grande público compreenda a dimensão do problema. Apesar disso, o debate em torno do tema ainda é inócuo e pouco objetivo. Como exposto, por exemplo, por Raul Pompéia em ''O Ateneu'', a escola pode ser considerada uma ''mini-sociedade'', apresentando em maior ou menor escala as principais características da sociedade em que vivemos. O Brasil atual ainda está muito distante do Brasil descrito por Gilberto Freyre, o preconceito e a discriminação ainda são constantes, mesmo que muitas vezes camuflados. Educados desde cedo no princípio do maquiavelismo, as crianças aprendem a menosprezar e a inferiorizar os outros, para assim se colocarem acima destes.

Antes de tudo, deve-se acabar com a resistência da sociedade em enxergar o óbvio: o problema é fruto apenas da selvageria cultivada por nós próprios. Logo, conclui-se que a medida mais eficaz para combater o bullying é transmitir valores menos agressivos e destrutivos às crianças, ensinando que subir na vida é sim importante, mas tão importante quanto é respeitar aqueles pelos quais você passa na sua trajetória.

CUIDADO! VISANDO INFERIORIZAR

REVISE QUANDO UTILIZAR A CRASE

Dados correção tradicional

Um texto bem estruturado possui pelo menos quatro parágrafos (um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Você escreve bem, tem boas ideias mas precisa desenvolvê-las melhor. Leia sempre mais!

Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8
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