Privatizar é a solução?
Privatização do saneamento básico
Enviada em: 20/08/2020
Na obra “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, é retratada a vida injusta de moradores periféricos, na qual eles não têm acesso ao saneamento básico e precisam percorrer uma longa distância para usufruir de recursos essenciais como a água. Além disso, a comunidade também é exposta a um esgoto a céu aberto, o que pode prejudicar a saúde dos habitantes do local. Infelizmente, essa é a realidade de muitos brasileiros devido a grande extensão territorial do país. Por isso, cogita-se a ideia da privatização do saneamento. Apesar das vantagens, muitos indivíduos ainda seriam excluídos do acesso em razão do alto custo do serviço. Nessa perspectiva, é imprescindível a intervenção governamental. (Apresente a tese com mais clareza. Ótima contextualização do tema)
 
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário destacar as vantagens da desestatização do saneamento básico para a população brasileira. No documentário nacional “A luta pelo básico -o saneamento salvando vidas”, disponível no YouTube, é exposto que mais de 30 milhões de pessoas não recebem água tratada e que mais de 100 milhões não têm coleta de lixo, isso devido à grande extensão territorial do país, que dificulta a universalização desse bem, e ao investimento escasso. Por isso, com a privatização desse serviço , (Sem vírgula) mais pessoas teriam acesso à coleta de lixo, tratamento de esgoto e água tratada de qualidade. (Melhore a progressão de ideias) Já que seria uma empresa, especificamente, para aquele fim. Um exemplo disso, (Sem vírgula) é a energia elétrica, o poder público não seria capaz de disponibilizar esse benefício para todos. Mas com a privatização foi possível universalizar esse recurso. (Reestruture e explore mais as discussões nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, a privatização desse serviço ficaria limitada a uma pequena parcela da população devido ao alto custo. Segundo o índice de Gini, coeficiente que mede a desigualdade mundial, o Brasil é o 7° país mais desigual do mundo, ou seja (Vírgula) a renda está concentrada nas mãos da minoria, enquanto a maioria só tem para adquirir o básico como a alimentação. Esse fato, lamentavelmente, dificulta o alcance dos indivíduos com baixo poder aquisitivo do direito constitucional, que prevê que o Estado é responsável por promover e prevenir a saúde. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma , torna- se evidente que a privatização desse serviço pode ser uma solução para a resolução da problemática. Portanto, com o objetivo de universalizar o acesso ao saneamento, é necessário que o Estado (Boa. Apresenta o agente) disponibilize um benefício mensal à população, semelhante ao bolsa família, e que permitam a população pagar esse conjunto de serviços básicos, a ação poderá ser feita por meio de parcerias com iniciativas privadas. Assim, os direitos constitucionais serão assegurados. (A proposta está incompleta)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 850 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
