Respeito maior ao conhecimento
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 20/04/2020
Deve-se compreender, inicialmente, que pesquisa e desenvolvimento científico é algo de (Reelabore) extrema importância para que um país não fique à mercê de seu (Cuidado com a ambiguidade) próprio futuro. Sabendo que, (Sem vírgula) todos os países hoje considerados bem desenvolvidos exercem enormes investimentos no campo da ciência, e por consequência reagem melhor a crises que envolvem a saúde e a economia. (Reelabore as discussões inciais para delimitar o tema com mais clareza. Apresente a tese)
Em tempos onde  (Reveja pronomes relativos) o mundo sofre com um vírus completamente viral, (Reformule essa ideia) os conhecimentos sobre todos os aspectos da ciências trazem mais facilidade para uma sociedade conseguir impedir o pico de proliferação da doença, descobrir como esse vírus age no sistema imunológico das pessoas, saber se a criação de uma vacina é algo possível faz com que a população do país não seja prejudicada em maneira excessiva, e para que o país possa se recuperar bem em um cenário pós-pandemia (Evite períodos longos. Delimite a discussão). A China é o melhor (Evite esse tipo de construção) exemplo para citar, lá foi onde (Reelabore) os primeiros casos foram identificados, várias mortes diárias, mas em questão de dias já se sabia a origem da doença e qual a forma de infecção. Nos dias de hoje, já não há mais registros do coronavírus na maior parte dela. (Melhore o encadeamento de ideias. Reestruture e desenvolva as discussões com clareza)
Um ótimo exemplo (Reelabore essa ideia. Melhore a coesão entre os parágrafos) de país que investe em ciência foi citado acima (Evite ideia de primeira pessoa), diferentemente do Brasil, que após as graves queimadas sofridas pela floresta amazônica retirou verba da área de pesquisa e desenvolvimento (Reelabore essa discussão), fazendo (Evite o gerundismo) com que cientistas e estudantes passem por dificuldade para realizar seu (Cuidado com a ambiguidade) trabalho, além de que o governo brasileiro ignora muitas informações e problemas relatados por esses profissionais, mas ignorá-los não os farão desaparecer (Não compreende a estrutura do texto). Quando o vírus em questão chegou ao Brasil, sua reprodução foi contida de certa forma, mas com o passar do tempo casos foram se multiplicando (Evite o gerundismo) e a falta de investimento em áreas de pesquisas refletiu em uma população com medo e uma alta demanda de exames para poucos profissionais e laboratórios disponíveis. (Predomiância de outro tipo textual. Problemas na construção de sentido. Defesa insuficiente do ponto de vista)
Por tanto Portanto, com o momento atual de crise de saúde que o mundo está passando (Evite o gerundismo), mostra-se cada vez mais o quanto cada país deve modificar seus programas de pesquisa e para de negligenciar suporte para profissionais (Problemas na construção de sentido) que estão dispostos a ajudar para a melhoria do país, seja no campo da saúde ou da economia. (Não apresenta proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões foram desenvolvidas de forma superficial. Dessa forma, sugiro que delimite as discussões por meio de um projeto de texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 420 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
