Combate ao Covid-19
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 20/04/2020
Ciêntistas e especialistas estão trabalhando incessantemente para combater a proliferação do novo covid-19. Originado na China, por meio do consumo irregular de animais silvestres, a doença se espalhou rapidamente virando (Evite o gerundismo) uma pandemia mundial. Como tentativa de evitar o aumento da mesma (Use quando houver ideia de igualdade), autoridades da área da saúde defendem o isolamento social. (Não apresenta a tese)
Com toda atenção da área da saúde voltada ao novo corona vírus coronavírus, ciêntistas  cientistas descobriram que as principais vias de transmissão são gotículas salivares, tosse e espirro, por isso, (Sem vírgula) indicam o uso de máscaras e luvas. A forma de proteção considerada mais eficiente é o isolamento social, evitando (Evite o gerundismo) aglomerações e contato com outras pessoas. Diferente de outras doenças que levam um longo período para o desenvolvimento de antídotos e tratamentos. (Ideias fragmentadas) O covid-19 em seus primeiros casos chama a atenção de centros de pesquisa que entram en ação rapidamente para a elaboração de uma nova vacina. (Predominância de outro tipo textual. Argumentação expositiva)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) De um lado temos (Evite ideia de primeira pessoa) o isolamento social e do outro a queda na econômica do país. Com o novo mandato para que as lojas permaneção  permaneçam fechadas, (Sem vírgula) as empresas acabam não gerando (Evite o gerundismo) o lucro necessário para se mater no mercado. Em primeiro lugar, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) nos preocupar com a saúde da população utilizando (Evite o gerundismo) outros meios de compras mantendo (Evite o gerundismo) os devidos cuidados e o isolamento social. Novos aplicativos surgiram para facilitar a compra e venda de produtos evitando (Evite o gerundismo) o contato físico e o aumento da pandemia. (Não apresenta uma proposta consistente ao que foi proposto)
Dados correção tradicional
Reelabore as discussões e articule mais os argumentos, de modo a evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
