A ciência em prol de todos
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 20/04/2020
A ciência em prol de todos (Há um espaço destinado ao título)
A ciência é uma das maiores criações desenvolvidas pela humanidade (Reestruture essa ideia), foi graças a ela que a sociedade como um todo persistiu e evoluiu por milhares de anos. Em tempos de grandes pandemias, como é o caso do coronavírus, o investimento na área cientifica torna-se essencial para busca de soluções mais rápidas (Excelente. Apresenta a tese), diminuindo (Evite o gerundismo) o número de mortes. (Faltou contextualizar um pouco mais o tema)
Ao longo da história grande parte das civilizações conheceram os desastres causados pelas pandemias, milhares de pessoas morrendo de forma descontrolada, o medo instaurado e os sentimentos de insegurança e impotência (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). O sarampo, a febre amarela, a gripe espanhola, o atual covid-19 e entre diversas outras epidemias, (Sem vírgula) certamente serão lembradas no mundo inteiro. Se comparadas, essas doenças têm várias semelhanças, uma das mais importantes é que todas elas foram combatidas ou controladas graças as pesquisas e aos estudos de diversos cientistas. (É preciso apresentar uma argumentação mais consistente para sustentar a tese apresentada no primeiro parágrafo)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Analisar o problema, entendê-lo, é fundamental para a criação de saídas mais rápidas e eficazes. No enfrentamento de uma epidemia, (Sem vírgula) é por meio do conhecimento que conseguisse (Não compreendi) a cura, a prevenção ou o combate da doença, como por exemplo: desenvolvendo uma vacina. Para tanto, é necessário que o Estado não só invista economicamente na ciência (Vírgula) como também a incentive e apoie respeitando-a e reconhecendo (Evite o gerundismo) seu valor. (Abordagem superficial do tema proposto)
O famoso filósofo francês René Descartes em uma das suas frases diz “Não existe métodos fáceis para resolver problemas difíceis”. O combate contra o coronavírus é com toda certeza um grande problema a ser resolvido (Evite esse tipo de construção), a solução pode ser demorada e nada fácil de se obter, mas a ciência, com o apoio de todos, pode alcançá-la. (Apresenta apenas um esboço de proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Os argumentos apresentados precisam ser mais articulados para que possam sustentar a tese apresentada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 650 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
