Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Enviada em: 10/04/2020

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) reconheceu a saúde como um direito inalienável de toda e qualquer pessoa (Vírgula) e como um valor social a ser perseguido (Reveja a seleção lexical)  por todos. Trazendo (Evite o gerundismo) para a atualidade, percebe-se que a ciência exerce papel fundamental na garantia desse direito, já que é por meio desta área que várias descobertas são realizadas tanto como forma de prevenção quanto ao combate de diversas doenças (Excelente. Apresenta a tese), como a atual pandemia mundial, vírus Covid - 19. (Melhore a relação de sentido com o período anterior) O Brasil passa por um momento de crise econômica, sobretudo na produção científica, devido ao contingenciamento adotado pelo governo federal atual.

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, destaca-se a importância do isolamento social, como precaução, não somente no país de origem, mas também entre as nações, já que através da quarentena é possível restringir de maneira eficiente a contaminação entre a população. Sem a implantação dessa medida, percebe-se que o contágio tende a ser em maior proporção e com isso haverá dificuldade em administrar a situação, (Bom uso de conectivos) visto que o número de leitos nos hospitais não comportarão esse contingente. O país, acertadamente, conseguiu controlar a última pandemia, influenza A H1N1, entre os anos 2009 a 2010, adotando (Evite o gerundismo) medidas preventivas, (Sem vírgula)  através de estudos realizados a partir do ano de 2006. Diante disso, não houve muitos problemas em controlar a doença, pois já tinha tomado as ações necessárias ao combate do vírus. (Argumentação expositiva. Não retoma a tese)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, na contramão de uma solução atual (Reestruture essa ideia), apesar de o Brasil ter diminuído os recursos na produção científica, cientistas locais estão interligados com outros no restante do planeta, com o objetivo comum de descobrir uma vacina para a cura do coronavírus. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade de Oxford, conseguiram sequenciar o genoma do vírus em 48 horas (Essa é uma discussão muito técnica), essa descoberta foi fundamental para entender como se dá a mutação do vírus e como uma vacina pode ser criada para evitar ainda mais o contágio comunitário. (Argumentação expositiva. Apresente argumentos consistentes e objetivos para fundamentar a sua tese)

Em face dos aspectos apresentados, conclui-se (O uso dessa conjunção proporciona uma redundância) que faz-se necessário ações políticas (Especifique-as) no sentido de fortalecimento da rede científica. Segundo a professora e pesquisadora da Fio Cruz, Deisy Ventura, “Um país Soberano precisa ter instituições de pesquisa fortes e valorizadas”. Portanto, cabe ao Estado, por meio dos Ministérios da Economia e da Saúde, os investimentos essenciais (Especifique-os) na área científica, aumento de profissionais e valorização desses. Além disso, é indispensável o alinhamento entre os Estados e Municípios, a fim de combater o Covid – 19 e possa ser garantindo saúde a todos, conforme reconhecida pela DUDH como um direito inaliável e valor social.

Dados correção tradicional

O desenvolvimento tem de apresentar os argumentos para sustentar a tese. Evite uma abordagem expositiva do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200