Medidas para uma ciência mais eficiente
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 10/04/2020
Pesquisas científicas realizadas no ano de 2006, (Sem vírgula) já apresentam alertas do perigo do consumo de animais silvestres (Reformule essa ideia, pois não se adequa ao tema proposto). Sendo assim, um maior subsídio ao setor científico, (Sem vírgula) possibilitará a prevenção e combate à possíveis emergências. (Não há uma contextualização do tema. Reformule as discussões apresentadas e apresente a tese de acordo com o tema proposto)
(Boa estratégia argumentativa) Segundo o Estado, medidas de contingenciamento de verbas destinadas as pesquisas científicas, (Sem vírgula) se dá pela recessão instaurada no país. No entanto, é visto que o gasto de bilhões de reais em benefícios desnecessários aos servidores públicos é muito mais agravante. (Evite esse tipo de construção. Apresente argumentos que estejam relacionados ao tema) Além disso, por culpa (Evite elementos de subjetividade) da intervenção estatal, a livre iniciativa é impossibilitada muitas vezes de investir em pesquisas, seja pela burocracia excessiva, seja pelo alto número de impostos. (É preciso apresentar argumentos que se relacionem diretamente com o tema proposto. Cuidado com o tangenciamento)
(Bom uso de conectivos) Portanto, reformas administrativas, (Sem vírgula) economizarão bilhões de reais que podem ser revertidos aos setores científicos. Somado a uma liberdade econômica, com menos burocracia, impostos e intervenção estatal, (Sem vírgula) possibilitarão maiores ações científicas que retornarão para a população (Evite o eco no texto), podendo (Evite o gerundismo) auxiliar na prevenção de possíveis doenças, um combate mais eficiente a qualquer urgência, além de permitir descobertas científicas que ajudarão a entender mais nós mesmos (Evite ideia de primeira pessoa) e assim haverá um progresso.Contudo, uma maior liberdade econômica, (Sem vírgula) possibilitará que o Estado e a iniciativa privada invistam mais em pesquisas científicas. Assim permitirá (Repetição de ideias) uma maior atenção à ciência, não tendo apenas quando ela é solicitada por uma emergência. (Apresenta proposta de intervenção que pouco se relaciona com o tema proposto)
Dados correção tradicional
Elabore um projeto de texto que delimite a tese e os argumentos que serão apresentados ao longo do desenvolvimento. Evite o tangenciamento. Continue exercitando a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 420 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
