Ciência ou Achismo?
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 10/04/2020
Como uma maneira de afirmar valores religiosos (Vírgula) ou ideológicos extremistas, evoluiu fortemente o negacionismo científico em um momento de pandemia, trazendo (Evite o gerundismo) nitidamente riscos para todos. E (Vírgula) acerca disso, a negação de evidências documentais, científicas e consensos históricos são combatidas por puro achismo em que todos deveriam salientar a ciência na luta contra o coronavírus. (Apenas expõe o tema. Não apresenta tese)
Nesse prisma, deve-se ressaltar que o retrocesso do negacionismo não se limita exclusivamente ao coronavírus. Como exemplo, na década de 1980, com ausência de recursos medicinais, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), (Sem vírgula) intensificou-se como uma das doenças mais letais. E nesse âmbito, consequentemente (Vírgula) houve uma histeria coletiva devido às notícias falsas que se proliferou no mundo todo, se comparando (Evite o gerundismo) com a atualidade. (Argumentos expositivos, pois não apresentam uma reflexão e posicionamento acerca do tema)
(Boa estratégia coesiva) Deste modo, já dizia o grande filósofo Sócrates "a vida sem ciência é uma espécie de morte", portanto, divergir a ciência é divergir a vida (Bom argumento). Nesse nicho, em 1904, a desinformação trouxe à tona a Revolta da Vacina, que por sua vez, (Sem vírgula) era uma disseminação de ódio contra o governo que impôs a vacinação obrigatória, contrariando (Evite o gerundismo) o que a ciência propunha e parecendo (Evite o gerundismo) com o que acontece no século XXI. (É preciso explorar mais o argumento)
Mediante os fatos elencados, torna-se urgente a execução de medidas atenuantes aos entraves (Especifique-os) existentes. É de extrema importância que a negligência da ciência seja discutida, e que, conforme assegurado pela Constituição (Vírgula) o direito à saúde, as pessoas que vivem à margem da sociedade tenham uma renda básica, e que (Vírgula) portanto, tenham acesso à mídia para uma não desinformação. (Apresenta apenas um esboço para a proposta de intervenção, pois não é detalhada e consistente)
Dados correção tradicional
Não se esqueça da importância da contextualização do tema e da elaboração da tese para que o seu texto tenha progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 570 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
