Atualidade Atemporal
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 03/04/2020
O filme norte americano Osmose Jones (Use aspas), (Sem vírgula) retrata uma interessante viagem (Evite esse tipo de construção) pelo sistema imunológico humano e a luta do personagem Jones contra um novo tipo de vírus, chamado Thrax. O plano de Thrax é se multiplicar rapidamente e matá-lo em 48 horas para, desta forma, ficar conhecido pela medicina como uma nova e terrível doença.Fora da ficção,percebe-se uma analogia entre Thrax e o atual vírus COVID-19 que assola o mundo (Vírgula) ora por sua diligência (Vírgula) ora por provocar mortes (Desenvolva essa ideia com mais clareza).Logo, é imprescíndivel destacar a importância da ciência frente a pandemias e epidemias (Vírgula) e a necessidade do governo frente à valorização de cientistas (Vírgula) bem como o apoio dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) para o maior incentivo as inovações técnico científicas nacionais. (A tese precisa estar mais clara e objetiva para o leitor do seu texto)
(Boa estratégia coesiva) A priori, insta (Reveja a seleção lexical) ressaltar que a ciência é crucial para o desenvolvimento da sociedade ao contribuir consideravelmente para o avanço desta,visto que é responsável por várias mudanças sociais desde seu surgimento (Desenvolva essa discussão de modo mais objetivo).Diante disso, um país que investe em inovações científicas corrobora para uma maior garantia social dos hodiernos (Evite construções clichês), são importantes porque a premissa de Albert Einstein garante que a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos (Evite ideia de primeira pessoa).Assim,é preciso um maior apoio governamental para que todos tenham seu deleite assegurado,visto que a contaminação independe de classes sociais. (As discussões precisam ser articuladas e desenvolvidas de forma objetiva)
Outrossim, percebe-se que o vírus em si afeta não somente à saúde dos indivíduos, como atua diretamente em questões econômicas e politico-estruturais dos países.Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, ratifica-se que o avanço do coronavírus é uma anomia, porquanto revalida para a desintegração social e os mais diversos conflitos.Desse modo, é relevante ressaltar uma maior preparação do país através do insentivo na área da saúde. (Melhore o encadeamento das discussões. Desenvolva mais os argumentos)
Infere-se,portanto, (Redundância) a imperiosa necessidade do apoio científico nacional frente a pandemias.Nesse aspecto, é preciso que o Governo Federal (Vírgula) juntamente com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) (Vírgula) faça projetos e reuniões (A proposta precisa ser desenvolvida de modo detalhado) na assembleia por meio de leis que aumentem o apoio aos profissionais na área da saúde (Vírgula) com o intuito de mudanças e maior incentivo aos cidadaõs infectados que necessitam da ajuda destes para sobreviverem (Reformule e desenvolva a proposta com mais clareza). Assim, será plausível mudanças sociais para que o atual vírus não torne-se se torne uma nova e terrível doença como Thax (Vírgula) no filme Osmose Jones.. (Uso equivocado da pontuação)
Dados correção tradicional
Senti falta de um projeto de texto na elaboração da tese e dos argumentos. As ideias precisam ser mais articuladas para evitar uma argumentação superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 650 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
