Trote, recepção desenfreada
Trote: festa ou violência?
Enviada em: 22/02/2011
Não é de hoje, que algumas práticas de comemoração de boas vindas nas Universidades, causam polêmicas. O trote, assim conhecido no Brasil, pode ser um fator influenciador de graves conseqüências na vida de um estudante universitário.
Um aluno que está em fase preparatória para a vida universitária, sofre antes mesmo de iniciar as aulas, com medo do que possa acontecer na hora da fervorosa recepção veterana. Pois, em muitas universidades ainda existe o trote violento, que são as brincadeiras maldosas em que os calouros estão sujeitos a humilhação, a violência e maus tratos. E um causador mais ativo para esta prática, é a liberação no uso de bebida alcoólica em eventos como este. Portanto, o calouro se sente recuado porque fica de “mãos amarradas” perante tal situação, apesar de em alguns casos ele ter a opção de querer ou não ingerir. Enfim, existem inúmeras Universidades que proibiram trotes violentos e adotaram no lugar o trote cidadão, em que o calouro é sujeito a doar sangue entre outras práticas solidárias. E há Universidades que simplesmente proibiram o uso de bebida alcoólica. Mas será que tais entidades conseguem realmente banalizar este ato violento? ...É o que muitos estudantes sonham em acreditar, mas infelizmente sabem que ainda se realiza este tipo cruel de atividade.
Dado os fatos, é evidente que ainda por muito tempo continuará a ocorrer trotes violentos. E mesmo que, o trote seja uma forma para interagir com os novos alunos, é muito difícil controlar o impulso fervoroso nas Universidades, então o conveniente era abolir de vez esta prática é adotar maneiras mais saudáveis de recepção dentro das próprias salas de aula, deixando em evidência ao novo aluno e seus familiares a preocupação e afetividade da Universidade para com eles.
Dados correção tradicional
INICIAS EM LETRA MAIÚSCULA SOMENTE PARA NOMES PRÓPRIOS - EVITE REPETIÇÕES
USO INCORRETO DA VÍRGULA
USO INCORRETO DAS RETICÊNCIAS
Um texto bem estruturado possui pelo menos quatro parágrafos (um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Procure estruturar melhor as suas frases para que suas ideias não fiquem confusas. Leia mais e diversifique seu conhecimento sobre o tema.
 
| Item | Nota | |
| Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 | 
| Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 | 
| Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 | 
| Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 | 
| Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 | 
| NOTA FINAL: | 6 | |
| Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
| 0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente | 
