COVID-19
Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade
Enviada em: 01/04/2020
O surgimento de um novo vírus (Vírgula) chamado de Covid-19 (Vírgula) assustou ao mundo, fazendo (Evite o gerundismo) o pânico se instalar e alertando (Evite o gerundismo) a todos para os cuidados de higiene. Sua primeira aparição foi na China, fazendo (Evite o gerundismo) a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) registrar 7.902 mortes. (Apenas expõe, de modo que não deixa claro o ponto de vista, além de não apresentar a tese)
(Melhore a relação de sentido entre os parágrafos) O Covid-19 teve uma rápida propagação e por isso foi denominado como uma pandemia, logo nas primeiras semanas os cientistas não sabiam como o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) atacava e nem como o organismo humano se defendia (Argumentação expositiva). Com bastante empenho dos nossos cientistas como: (Evite construções com ideia de primeira pessoa) patologistas, infectologistas, médicos, enfermeiros, dentre outros profissionais, foi descoberta a forma como o vírus atacava e de imediato os especialistas criaram meios de prevenções, como exemplo, distância de 1 metro, uso de álcool em gel, lavar as mãos constantemente com água e sabão e, principalmente (Vírgula) evitar aglomerações. (Predominância da tipologia narrativa) 
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Esta última medida fez com que os prefeitos, governadores e presidentes de suas cidades, municípios e países ordenassem a paralisação das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) com o intuito de atrasar a circulação do vírus, pois o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) tem a facilidade de se propagar num raio de 2 metros. (Não compreende a proposta e a estrutura do texto)
Com tudo isso, diversos artistas e pessoas comuns saíram nas janelas de suas casas para aplaudirem aos cientistas da área de saúde, reconhecendo (Evite o gerundismo) o grande papel dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), onde (Reveja pronomes relativos)conseguiram definir o genoma do vírus em poucos dias (Predomina a tipologia narrativa). Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) observar a necessidade de investimento na saúde, do restruturamento nos hospitais e postos para que em momentos de crises como esta não venhamos ter a necessidade de nos preocuparmos com a superlotação (Vírgula) e nem ter que escolher qual classe ou faixa etária deve viver. (Não compreende a estrutura do texto)
(Faça uma pequena retomada da discussão que foi desenvolvida ao longo do texto para que a proposta seja apresentada) Além do investimento na saúde, deve existir o investimento para a educação, pois é por ela que se dá o nascimento dos cientistas, dos pesquisadores e tantos outros profissionais importantes para combater as endemias, pandemias e surtos do mundo (Especifique o meio e o modo para que a realização dessa proposta seja possível). Com esta medida, estaríamos (Evite ideia de primeira pessoa) melhorando (Evite o gerundismo) os equipamentos de laboratórios para meios mais avançados de pesquisar e aumentando (Evite o gerundismo) a velocidade de respostas em todos casos, sendo de emergência ou não. (Apresenta esboço de proposta de intervenção, sem detalhamento)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, pois há uma predominância da tipologia narrativa. Mobilize as discussões, de modo mais detalhado, para evidenciar o seu ponto de vista. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 450 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
