Analfabetismo: um grave problema brasileiro
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 20/03/2020
Analfabeto funcional é a pessoa na qual não consegue interpretar textos, informações simples e até resolver contas matemáticas de baixo grau. No Brasil, analfabetismo é um problema muito ocorrente entre as classes mais baixas (Vírgula) principalmente por motivos de falta de oportunidade e motivação, mostrando  (Evite gerundismo) a alta gravidade da situação educacional brasileira. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas e mais articuladas)
(Melhore a relação de discussões entre os parágrafos) Analfabetismo é um problema que deve ser combatido o mais rápido possível, pois afeta demais a vida do cidadão (Reelabore essa discussão).Um principal motivo que causa isso vem desde a infância de muitas pessoas.Crianças que moram em favelas, zonas rurais e periferias têm uma vida mais dura e difícil que de outras ( principalmente faveladas ) (Vírgula) porque devido a sociedade e estrutura familiar que se encontram abandonam a escola (Melhore o encadeamento das discussões). Muitos abandonam a escola para poder trabalhar e poder ajudar sua família economicamente; outro fator é a criança em que a família abandona ou não mostra o certo afeto (Melhore a construção de sentido).Diversas destas crianças procuram lares e abrigos ou até vivem nas ruas com uma situação deplorável e um psicológico totalmente destruído. (Discussões do senso comum. Reestruture as discussões apresentadas)
Na favela o mesmo ocorre; crianças e adolescentes abandonam sua escola ( e talvez até sua moradia ) porque sua vida é baseada em pobreza, perigos, roubos, medo e falta de esperança numa vida melhor (Reestruture essa discussão. Melhore a construção de sentido). Essa pessoa (Evite esse tipo de construção) provavelmente começará a se envolver em tráficos e roubos e em grupos de mesmas ações,que é o que a atrai e a constrói (Reelabore essa discussão). Essa realidade passa a ser a nova realidade daquela criança. (Recorte superficial do tema proposto)
Em consequência, essas ações formam cidadãos que não conseguem interpretar simples informações e crescer na vida social e economicamente; tendo uma vida precária e aumentando desigualdade social. (Reestruture. Não compreende a estrutura do texto)
O Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve formar parcerias com ONGs (Desenvolva a sigla) e Conselhos Tutelares dessas regiões para formar projetos de motivação e apoio às crianças e adolescentes com bolsas e investimentos em materiais escolares (Vírgula) e até investimentos nas escolas locais para formar novos e bons cidadãos. (Como a proposta será executada é um fato que precisa ser mais detalhado)
Dados correção tradicional
Apresente dados para evitar uma discussão superficial acerca do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 500 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
