analfabetismo por conta do governo
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 20/03/2020
Mesmo que, (Sem vírgula) o analfabetismo esteja diminuindo (Evite o gerundismo) a cada dia que passa, muitas pessoas ainda sofrem com este problema, principalmente pessoas de áreas de extrema carência com pouquíssimos acessos à educação básica. Será que são essas pessoas que não querem o acesso a educação ou o governo que não disponibiliza a devida educação a eles ? (Reestruture as discussões inciais e formule a tese)
De acordo com o portal de informações G1.com, em 2017, apenas o estado do ceará tem 15,2% da população analfabeta, que são 1,34 milhão de de pessoas; a maior parte dessas pessoas tem um curto acesso ao ensino básico escolar. (Melhore a construção de sentido) Mesmo essas pessoas expressando  (Evite o gerundismo) o desejo de ser alfabetizados, não podem (Reelabore essa discussão). Por que não há unidades escolares perto de suas casas; o governo acaba se preocupando mais com a crise econômica, política, etc, ao invés de se preocupar com o número de pessoas que não tem alcance a educação básica (Abordagem superficial. Reformule). Por isso é o governo  (Problema na construção de sentido) que não disponibiliza a devida educação à povos de áreas carentes (Evite esse tipo de construção). Mas mesmo assim, ongs ONGs, muitas das vezes sem o mínimo apoio do governo vai a esses lugares e leva o ensino/alfabetização a essas pessoas (Evite esse tipo de construção. Reelabore). Sem cobrança sem nada em troca, apenas por amor e vontade de ajudar ao próximo. (Evite construções clichês)
Tendo em vista os aspectos observados, percebesse  percebe-se que: mesmo o governo não enviando unidades escolares a locais carentes, com níveis altos de pessoas analfabetas, ongs  ONGs se disponibilizam/responsabilizam a levar á a alfabetização à essas pessoas, as incentivando  (Evite o gerundismo) a ter um conhecimento cada vez melhor, e através  por meio disto muitas pessoas acabam não só concluindo o ensino médio (Vírgula) mas também concluindo o ensino superior e tendo uma forma de vida melhor. (Não apresentou a proposta de intervenção (agente, proposta, meio e objetivo)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas estão superficiais. Além disso, precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
