Analfabetismo funcional no século 21
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 20/03/2020
Uma vez Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul, disse: ”A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Através da alfabetização somos  (Evite ideia de primeira pessoa) capazes de apresentar melhores condições de procurar informações, e assim expor opiniões e críticas. Porém, pessoas que sabem ler e escrever (Vírgula) mas não conseguem interpretar um texto (também chamados de Analfabetos funcionais) acabam não conseguindo formular isto. (Desenvolva mais as discussões iniciais sobre o tema proposto)
A persistência do analfabetismo funcional no Brasil é consequência de um ensino básico precário (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Segundo o Ministério da Educação (Apresente a sigla), apenas 5% do PIB (Desenvolva a sigla) nacional é destinado aos ensinos. Além disso, a evasão escolar (Apresente o que causa a evasão escolar), (Sem vírgula) dificulta o aumento da alfabetização completa, sendo que segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Desenvolva a sigla), somente 20% da população sabem sabe fazer uma interpretação e efetuar cálculos matemáticos mais complexos. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas)
Portanto, é necessário um maior investimento do Ministério da Educação em ensinos básicos, além de idealizar propostas (Quais?) de intervenção que incentive crianças (De que maneira?), jovens e até mesmo adultos à focar  (Melhore a construção de sentido) nos estudos (Vírgula) e principalmente na leitura, sendo necessário também apoio familiar e escolar. (Proposta superficial. Detalhe mais sobre os meios e o objetivo da proposta)
Dados correção tradicional
Apresente dados que possam enriquecer as discussões que são apresentadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 650 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
