ANALFABETISMO E SOCIEDADE
Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?
Enviada em: 12/03/2020
Pode -se afirmar que a presença dos Jesuítas, (Sem vírgula) trouxe a aprendizagem, assim sendo à a alfabetização dos índios (Melhore a construção de sentido. Reestruture a discussão apresentada). Atualmente a educação, (Sem vírgula) ocorre em ensino regular, embora muitos chegam  cheguem ao ensino superior incapazes de interpretar textos e cálculos matemáticos. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
Em primeiro lugar Padre Antônio Vieira`` A boa educação é a moeda de Ouro. Em toda parte, tem valor, ´sabe- que a precariedade educacional, levam os discentes a não interagir com a leitura, entretanto muitos docentes preocupam em cumprir os currículos e levam adiante a negligência. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore a discussão apresentada)
Em segundo lugar os recursos de tecnologia, (Sem vírgula) não utilizados de forma eficaz levam aos cidadãos à lentidão ao analfabetismo funcional (Problemas na construção de sentido), entretanto está ineficiência deixa as políticas econômicas a repensar sobre as necessidades. (Abordagem superficial do tema proposto)
Por fim, segundo o IBGE Instituto Brasileiro Geográfico (Reelabore) este número (Qual?) de pessoas sem instrução formal tem sido diminuindo em XXI, por outro lado a população estão adquirindo seus conhecimentos em uma democracia da sociedade.  (Problemas na construção de sentido. Reestruture e articule mais as ideias apresentadas)
Diante a suma o Ministério da Educação  (Reformule) deve implantar apoio as mídias por meio de propagandas de televisão e uso da internet, o qual pode ser semanal (Vírgula) estimulando a leitura de jornais e livros (Vírgula) a fim reduzir a ignorância apropriando da capacidade criativa. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 350 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
